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4 de abril de 2012

Administração participativa


A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que
surgiu na Grécia há mais de 200 anos juntamente com a democracia. Valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações. É a forma de gestão administrativa mais avançada da atualidade.
Esse método permite aos funcionários clientes e usuários a compartilharem das decisões em relação ao processo de administração da empresa de forma organizada e responsável, sempre contribuindo com suas experiências e conhecimentos, buscando sempre agregar mais valores às funções e pessoas dos quais participa.
No modelo participativo, predominam a liderança, a disciplina e a autonomia. Nas organizações que adotam esse modelo, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho.
Entre estas estruturas e processos fazem parte:
• Divisão de tarefas e funções (permitindo coerência nas escolhas dos objetivos, os métodos, a organização, a execução e o controlo);
• substituição de uma hierarquia de autoridade, por uma hierarquia de competências
• criação de espaços de negociação sobre os objetivos do trabalho .
Antes de implantar um processo participativo numa empresa, é necessário harmonizar três aspectos:

a) seus sistemas (produção, comercialização, recursos humanos, administração e finanças, entre outros): se há conflitos de estilos diferentes de gestão entre estes sistemas, é difícil implantar a gestão participativa numa empresa;
b) condições organizacionais: é preciso flexibilizar a estrutura organizacional, com menor número de níveis hierárquicos e normas mais adaptáveis;
c) comportamentos gerenciais: certamente é o mais importante dos três, pois os gerentes serão os principais mobilizadores das pessoas para o processo participativo.

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