Contato

6 de junho de 2011

Negócios e Sucessos

A empresária Lucia Lopes proprietária da Loja Lúcia Lopes Bolsas e Acessórios, é o nosso caso de sucesso, abrindo um novo quadro do blog Cia do mundo s/a.


O Começo
A Loja Lúcia Lopes Bolsas e Acessórios surgiu em 1999, literalmente do nada, depois de um convite de uma tia, para alugarem um ponto comercial. O ponto comercial, segundo a empresária ficava “numa rua bem escondida, sem dinheiro com a cara e a coragem, não tinha nada nem registro, nem nome, a mobília era umas prateleiras velhas e enferrujadas que já havia no local, era na verdade quase uma banca de camelô fixa...”


O seguimento
“Bom isso é uma longa história, meu pai era soldador, em 1979 eu tinha 3 anos de idade e meu irmão do meu tinha 15 dias de nascido,..” conta a empresária," e devido a um acidente o pai se aposentou.”Ai tive que me virar para aprender a fazer algo, foi neste momento que entre inúmeras tentativas, depois de alguns anos já em 1986, meus pais foram trabalhar numa fábrica de bolsas, minha mãe como costureira e meu pai como cortador, em pouco tempo eles faziam tudo na fábrica, tomavam conta de toda a produção, aprenderam tudo e os donos da fábrica já eram totalmente dependentes deles. Tempos depois a sociedade foi desfeita e dissolveram a empresa e um dos sócios convidou meus pais para uma sociedade, onde ele entraria com as maquinas e o dinheiro e meus pais com a força de trabalho, até porque era a única coisa q eles tinham, e desde então meus pais fabricam bolsas até o dia de hoje, (a sociedade durou pouco anos) hoje meus pais trabalham juntos. Ai eu nunca tive muito talento pra trabalhar na fábrica sempre gostei de vender, desde criança que trabalhava como vendedora, sacoleira, feirante, vendedora de cosméticos de revistas...E nutria o sonho de ter uma loja de bolsas que eram fabricadas pela minha família."


Momento mais difícil que enfrentou
Sem dúvidas tive muitos, mas em 1999, mês de agosto. Quando minha tia não quis mais continuar comigo (ela vendia vasos de cerâmica e eu as bolsas). Surgiu um ponto numa rua melhor, a rua São João conhecida como rua da feira, onde estou até hoje, é a segunda melhor rua do comércio de itacibá, Porem o aluguel era mais cara custava 150 reais na época era equivalente a 1 salário mínimo, peguei emprestado como uma amiga em agosto e só consegui devolver em dezembro do mesmo ano , conta Lucia Lopes.
Depois em 2008, quando um parceiro comercial e amigo da empresária lhe deu um prejuízo de mais ou menos 20 mil reais, onde ela fez uma troca de cheques para ele em nome da empresária, ele ”o amigo” mencionou que os cheques eram de clientes (uma prática muito comum no comércio), porém dessa vez não eram de clientes eram da própria empresária, segundo Lucia Lopes “ai ele desapareceu até hoje eu nunca mais o vi”. A empresária passou 2008, 2009 e 2010 pagando essa divida que estava em seu nome, ”isso me detonou porque enquanto eu tirava dinheiro da loja para pagar esta divida , foi formando um buraco e aconteceu o que eu mais temia, títulos protestados e cheques devolvidos, ai desde então não consegui mais ter uma vida financeira confortável como tinha anterior a esse evento.

Quantos Funcionários
Durante 8 anos o trabalho era informal, e tinha apenas uma vendedora , nunca demitiu nenhuma, sempre manteve uma relação amistosa de amizade e parceria e todas saíram da foram trabalhar em outras empresas , para ganhar mais “ e eu sempre apoiei todas (inclusive todas são minha amigas até hoje, fui convidada para ser madrinha do casamento de uma ex-funcionária, que trabalhou comigo por quase 4 anos e hoje é minha cliente).”

Controle
“Infelizmente por uma falta de administração da minha parte, eu gosto e sei vender, mas não sei e nem gosto da parte administrativa, burocrática, papéis não sei lidar com eles, sempre tudo muito desorganizado, há 12 anos trabalho em itacibá na mesma rua, sempre divulguei muito a minha loja, posso apostar que nos bairros ao redor todas, isso mesmo não é quase todas, mas absolutamente todas as mulheres já conhecem, já entraram, já compraram, ou pelo menos já ouviram falar ou passaram na frente da minha loja. Certamente tenho milhares de cliente, só no Orkut tenho uma comunidade com 1000 e outra com quase 400 clientes. Mas nunca fiz um cadastro para ter um número exato ou aproximado, até já tentei más não consegui concluir, em dezembro do ano passado vendi mais de 3000 pares de rasteirinhas populares de 9,90 muitos vezes eram vendidas mais de 100 pares por dia.” conta a empresária.


O Apoio
“Nunca, sempre Eu e Deus e apoio que tive foi de amigos”, quando aconteceu em 2008 o prejuízo já mencionado, graças a amigos e amigas que compravam , “sou muito grata a todos e em especial a uma amiga chamada Ledenir Barcelos, mais que uma amiga uma irmã que literalmente me carregou em seus braços comprando em seu nome.” Palavras da Empresária.

Os Fornecedores
“Isso vai variando de tempos em tempos, depois de pouco tempo parei de trabalhar com as bolsas dos meus pais, e passei a comprar de alguns fornecedores, durante esses 12 anos foram muitos, mas hoje basicamente conto com cinco fábricas de calçados, e bolsas e bijuterias compro aleatoriamente em viagens.”

O Desabafo
Já fui muito apaixonada pelo meu trabalho, pela minha loja, tinha muito prazer, não que hoje eu não tenha, mas não é mais a mesma coisa quer era antes de 2008, desde de então eu fui perdendo as forças de tanto lutar para pagar contas e manter a loja funcionando, isso me desgastou muito física e emocionalmente. Hoje eu penso até em fechar a loja, só não tenho coragem, sempre acredito que vai melhorar que vou conseguir retomar a posição confortável financeiramente que já tive, mas confesso que me sinto muito cansada, pois nunca tirei férias e isso é muito cansativo. Algumas pessoas pensam que trabalhar por conta própria, ter seu negócio, sua loja é uma coisa fácil, mas não é, é muito difícil.

4 comentários:

  1. Uma mulher guerreira, perseverante, lutadora dos seus ideais. Merece todos os méritos e admirações de TODOS. É isso ai meu amor parabéns pela publicação desse conceituado blog.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por tudo. Talvez seja a hora de você utilizar a pouca força que tem para desenvolver um planejamento estratégico como empreendedora aproveitando todo seu conhecimento no comercio e toda clientela que adquiriu ao longo dos anos e assim voltar a ter o sucesso que sempre teve no seu empreendimento.
    Com Deus, tudo é possível. Sucesso hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amiga, vc e exemplo de luta e força, sua estrada para o sucesso só tá no começo..voce vai ainda mais longe...Deus esta sempre com você. Bjs Edileusa-Mai´s Bella-

    ResponderExcluir
  4. por tudo que passou vc é uma vitoriosa,nao se acovardou,se dispõs a lutar.
    parabéns pelo espirito de luta e coragem.

    bjss

    joâo.

    ResponderExcluir

Muito Obrigado pela visita.